19 maio, 2011

Projeto Dois Mundos realiza mais um evento


Por Leonardo Martins

O Projeto Cultural Dois Mundos Uma Ideia realizou no último sábado (30/04) seu primeiro evento em 2011. Foi o ciclo de debates “A empregabilidade da pessoa surda: teoria X prática”, que tratou do mercado de trabalho para a pessoa surda e contou com a presença de uma boa plateia.

O ciclo de debates foi aberto com uma palestra da aluna Camila Pires, que faz pós-graduação em Gestão de Pessoas e é surda. Camila, falou sobre estratégias de como elaborar um currículo e conseguir um emprego. A palestrante, em sua explicação, ressaltou que um bom currículo é uma porta de entrada para o mercado de trabalho e, ainda, falou sobre as dificuldades que as pessoas surdas têm para ingressar no mercado de trabalho. A palestra foi esclarecedora não só para o público surdo, mas também para todas as pessoas.

 O ciclo contou ainda com a participação da intérprete de LIBRAS Alessandra Brandão, que falou sobre a questão dos intérpretes no mercado de trabalho auxiliando ao surdo a ter mais rendimento no trabalho. A intérprete, que já atuou na PUC Minas, levou ao público presente à palestra uma iniciativa da Comau, uma empresa de manutenção industrial pertecente ao Grupo FIAT e situada na fábrica da montadora na cidade de Betim, que visa a inclusão das pessoas com deficiência no quadro de funcionários da empresa. A iniciativa é um projeto chamado “Inclusão Eficiente”, que consiste em incluir todas as pessoas com deficiência na empresa de forma legal e interessante. A empresa oferece cursos de Libras para seus funcionários que queiram aprender a se comunicar com a pessoa surda, fazendo com que ela não se sinta isolada no seu ambiente de trabalho. Alessandra ressaltou a importância de uma inclusão efetiva da pessoa com deficiência nas empresas.

Por fim, a professora da PUC Minas, Maria Cecília Teodoro, fez uma pequena síntese das duas palestras e falou que a inclusão precisa ser um fato dentro das empresas e que elas têm que criar mecanismos para que as pessoas com deficiência possam desempenhar a função que elas são contratadas da melhor maneira possível.

Depois das palestras, os participantes participaram de um lanche e conversaram com as pessoas surdas presentes, possibilitando a troca de experiências e de informações. O Projeto Cultural Dois Mundos Uma Ideia volta em junho com mais um evento.