19 julho, 2011

Visita à Casa Fiat de Cultura


Em sua última atividade no semestre, o Projeto Cultural "Dois Mundos Uma Ideia" realizou na quinta-feira, 30/06, uma visita à exposição "Olhar e Ser Visto – a figura humana da Renascença ao contemporâneo", na Casa Fiat de Cultura, no bairro Belvedere. A exposição apresenta quarenta quadros do acervo do Museu de Arte de São Paulo – MASP, em que a figura humana é o centro da exposição, indo da Renascença, no Século XV, até os dias de hoje.

A mostra, através da figura humana, faz uma viagem nos estilos de arte de cada época. As figuras arredondadas dos quadros do Século XVI e também as pinturas com os traços modernistas de Portinari e Cézanne, dois dos principais artistas que estão presentes na exposição. Uma exposição bela e intrigante acerca da nossa figura, a Humana, e que encantou a todos que visitaram a exposição. O Projeto Cultural “Dois Mundos Uma Ideia” volta em agosto com mais cultura e informação para a comunidade surda. Aguardem!

Dois Mundos Uma Ideia realiza palestra sobre teatro



O Projeto Cultural “Dois Mundos Uma Idéia” realizou mais um ciclo de debates com o tema: “O teatro para a pessoa surda”, um tema muito interessante que atraiu a atenção de dezenas de pessoas, entre surdos e ouvintes, no sábado, 04/06, no Campus Coração Eucarístico da PUC Minas.

O palestrante principal do ciclo de debates foi o ator Tales Douglas Moreira, que é surdo e, também, funcionário do Núcleo de Apoio a Inclusão da PUC Minas (NAI-PUC Minas). A explanação de Tales começou com a mostra de um vídeo com a peça “Um Clamor de Mãos em Milão“, uma adaptação que o próprio ator fez para a comunidade surda. O detalhe é que nesta peça só trabalhavam pessoas surdas como atores.

Depois do vídeo, o ator passou pela história e características do teatro, desde seus primórdios na Grécia Antiga. Passou por Sófocles, Eurípedes, Aristóteles, todos, críticos ou escritores de peças teatrais. Uma curiosidade é que na Grécia Antiga, as mulheres eram proibidas de fazer teatro, cabendo, assim, aos homens fazer os papéis femininos.

Continuando o passeio pela história do teatro, o palestrante passou pela Roma Antiga, onde o Coliseu, mais conhecido por batalhas entre soldados romanos, também era palco de espetáculos teatrais. O ator também passou pela Espanha do renascimento, onde se destacou Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, e a Inglaterra de Sheakspeare, grande nome do teatro de todos os tempos. Por fim, falou sobre o teatro brasileiro e o grande nome do nosso teatro, Gianfrancesco Guarnieri, também conhecido das novelas da TV. Tales conduziu a palestra de forma didática e bem interessante.

Finalizando o ciclo de debates, o diretor, dramaturgo e professor da PUC Minas, Maurício Puppe, ressaltou que o que Tales vem fazendo para introduzir a cultura do teatro na comunidade surda, com adaptações de peças para a língua de sinais, é uma coisa fantástica e que precisa ser mais difundida entre os surdos e os ouvintes.

Terminado os debates, os convidados participaram do tradicional bate-papo entre surdos e ouvintes, uma integração que é o ideal do Projeto Dois Mundos Uma Idéia. O Projeto Cultural Dois Mundos Uma Idéia volta, em breve, com mais um evento.